unhas pintadas

unhas pintadas
dicas de como manter a unha perfeita

sábado, 11 de setembro de 2010

como surgiu o esmalte


Acredita-se que o hábito de pintar as unhas surgiu há aproximadamente 3500 a.C. Naquela época, as egípcias já pintavam suas unhas e dedos com henna. Na China, por volta de 3000 a.C., as unhas pintadas estavam estritamente relacionadas à posição social do indivíduo. Unhas douradas ou prateadas – posteriormente substituídas por vermelho e preto – destacavam a condição do indivíduo de membro da família real. Unhas compridas, por sua vez, indicavam nobreza.



Os cuidados com as mãos e as unhas, como se vê, são bem antigos. Embora ainda não existissem os esmaltes, tal como vemos hoje, desde 1800 já existiam salões de manicure, que eram procurados para por homens e mulheres que desejavam cortar, lixar e polir suas unhas, além de perfumá-las com óleos.

Em 1925, enfim, foi lançado o primeiro esmalte, mais próximo aos de hoje em dia, em tom rosado, e que era aplicado somente no meio das unhas, deixando a meia lua e a ponta sem nada! Somente em 1932, com o lançamento da marca Revlon e sua linha de esmaltes, as unhas começaram a ser pintadas inteiramente.

Já na década de 70, época da discoteca, surgiram os esmaltes sintéticos, que eram passados sobre unhas extremamente longas!

Em 1980, o esmalte sintético é aposentado e substituído pelo esmalte de fibra. Os esmaltes coloridos – alô, flúor! – marcaram época.

Nos anos 90, além dos esmaltes, pedras preciosas e outros acessórios também passaram a ser utilizadas na decoração das unhas. No fim dessa década, o estilo gótico e as unhas pretas também foram tendência…

De lá pra cá, vocês já sabem. Difícil fica só pra gente imaginar o que pode vir daqui pra frente. Alguém arrisca?

Duda

Nenhum comentário:

Postar um comentário